segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Golfe Adaptado

0


  

O golfe é o esporte que mais cresce no mundo , foi difundido no continente Europeu, bem como, na América e na Ásia, pelos emigrantes escoceses e ingleses, que ao chegar aos deus destinos, procuravam criar um clube e obter um terreno para construir o seu campo de golfe. 

Perfil dos praticantes de golfe 
Pessoas com idade próxima aos 40 anos que gostam de viajar  e apreciam conhecer novos campos  em cenários diferentes com conforto e segurança são predispostos  aos custos elevados e com tendência a viajar acompanhado  por grupos e ou familiares. Enfim, um estilo
de vida aliado ao  esporte. 

Público alvo

 Classe 1: Incapacitados Intelectuais (Síndrome de Down e outros) e Autistas
Classe 2: Incapacitados Físicos (ex: amputados, Hemiplégicos, Paraplégicos, paralisia cerebral, ataxia de Friedreich, Esclerose Múltipla, doença de Charcot-Marie-Tooth, Espinha Bífida, Guillain-Barré, etc), visuais (cegos e amblíopes), auditivos (surdos) e anões.
Deficiênte físico podem utilizar cadeiras de rodas, muletas ou bengalas, de acordo com o seu grau de autonomia.Os jogadores amputados podem utilizar dispositivos artificiais para jogar como, por exemplo, pernas ou braços artificiais. 
Deficiente  visual  podem utilizar duas pessoas (um coach e um caddie);
Deficente intelectual acompanhado por um supervisor(overseer) para auxiliar  na etiqueta do jogo.

Benefícios
Desenvolvimento da Concentração 
Desenvolvimento Fisico 
Desenvolvimento Psicologico 
Integração Social 
Aumento da Auto-Estima 
Melhorar a sua capacidade de independência
Iniciação ao Golfe
   

A aprendizagem inicial consiste em saber como pegar nos tacos; qual o correto posicionamento do corpo; onde colocar a bola frente ao corpo; como alinhar o corpo face ao objetivo; como desenvolver os movimentos de rotação (swing); etc.
O conhecimento de todas estas técnicas é essencial, pois os erros afetam a qualidade e a consistência das pancadas e reduzem a distância a que a bola deverá ser impelida.
Há pois que investir em lições individuais com um bom professor que lhe ensine os movimentos corretos do "swing", permitindo-lhe assim educar bem a memória muscular, de modo que estes movimentos sejam repetidos no futuro da forma mais automática possível.
Outro fator importante, para o bom êxito da aprendizagem é que o instrutor  treine no Driving Range (Campo de Treino) aquilo que vai aprendendo em cada lição.
Uma vez no campo o iniciado deverá recorrer, periodicamente ao professor para que este lhe corrija os defeitos que, entretanto, vai ganhando, pois o golfe é um jogo que requer, para se obter melhorias de resultados, além de muito treino, aperfeiçoamentos técnicos frequentes.
Convém referir, uma vez que já falamos de tacos de golfe, que na fase inicial de aprendizagem os principiantes deverão munir-se dum meio set, com os tacos em bom estado e dum modelo atual, o qual será completado quando o iniciado ultrapassar esta fase da sua progressão. Esta opção pelo meio set, tem como vantagem ser a mais econômica e a mais fácil para o iniciado, pois reduz a escolha dos ferros em cada situação de jogo, tornando-o mais sensível às distâncias que os mesmos podem imprimir às bolas.
Uma combinação possível poderá ser a utilização dos cinco ferros, seguintes: 4, 6, 8, Pitching-wedge e Sand-wedge; ou/em alternativa, a combinação de ferros: 3, 5, 7, 9 e Sand-wedge. A qualquer destas combinações deverão juntar-lhes madeiras 3 e 5 e o Putter.

Para entender o golfe:
- é fundamental saber que o vencedor será aquele que terminar todos os buracos do campo com o menor número de tacadas dadas. Em um torneio profissional, há 18 buracos por campo.



- o "par" é a pontuação básica de cada buraco, ou seja, a quantidade de tacadas que um golfista deveria dar para conseguir colocar a bolinha no destino. Em um buraco de "par" 3,por exemplo, o normal seria que o golfista conseguisse embocar a bolinha em três tacadas: uma longa para chegar até o green (área de grama baixa que fica ao redor do buraco), uma para se aproximar realmente do buraco e outra para colocar a bolinha no alvo.



- o desafio do golfista é sempre terminar o buraco em menos tacadas. Assim, seria interessante conseguir embocar a bolinha na segunda tacada. Nesse caso, terminando o buraco com uma tacada abaixo do "par", ele faria um "birdie". Se tivesse a sorte de acertar na primeira e longa tacada, faria um "eagle" (duas abaixo do "par").



- há casos em que o jogador não consegue finalizar o buraco dentro das tacadas previstas.

Se o buraco tem "par" 3 e a bola chega ao alvo em quatro tacadas, foi feito um "bogey". Se forem cinco tacadas, é um "duplo bogey", depois "triplo bogey".



- em um campo profissional, existem buracos de "par" 3, 4 e 5. Neste último, por ser mais longo, os jogadores precisam de até três tacadas apenas para chegarem até o green. Se a bolinha cai em um lago ou local inacessível, acrescenta-se uma tacada à contagem do atleta e repete-se a jogada.



- embora a nomenclatura das pontuações não seja fundamental para jogar o golfe, é importante aprendê-la na medida em que o jogador vai se acostumando com o esporte.



- em jogos amadores, pode ser mais fácil contar o vencedor do campo através do número total de batidas dadas por cada competidor. No profissionalismo, somam-se os "pares" de todos os buracos e estabelece-se o "par" do campo todo. Assim, a contagem é feita sobre quantas tacadas o atleta termina o campo abaixo ou acima do "par" (Por exemplo: nove acima do "par").



Disponível  http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_215819.shtml acesso dia 27.10.2013

 Equipamentos




Tacos
Para se jogar golfe é necessário possuir uma taqueira (sacola com conjunto de 14 tacos), bolas e sapatos com solado de travas, para dar firmeza no posicionamento e golpes do jogador.                                     
Opcionalmente, pode ser utilizada uma luva para evitar que o taco escorregue nas mãos. As roupas devem ser confortáveis para propiciar liberdade de movimentos. Modernamente, os tacos são feitos de materiais leves como o carbono, mas mantêm a definição de tacos de madeira (wood) e tacos de ferro (iron), materiais que remontam à origem do esporte.
Os tacos wood são utilizados para tacadas de longa distância e menor precisão, enquanto os tacos iron são apropiados para jogadas de aproximação e maior precisão. Há ainda os tacos especiais, com o sand, para tirar a bola de bancas de areia; o pitch e o putter, para embocar a bola na região do green.
Vestuário do golfe

Tanto para homens, mulheres e até crianças, a vestimenta sugerida é uma roupa bastante confortável para facilitar todos os movimentos.
Camisa pólo (com gola e manga), bermuda ou calça esporte, boné e calçado com solado apropriado para caminhar no campo são o ideal. Note-se que a utilização de jeans ou calções curtos não são permitidos.
Quanto à roupa de chuva, esta é fundamental, e com tempo instável deverá estar sempre acondicionada no saco de golfe. O golfe é um desporto, convém não esquecer, que é praticado muitas vezes debaixo de chuva, pois esta não é elemento impeditivo da prática do jogo – salvo se o percurso estiver alagado – por isso, além do fato, o chapéu de chuva é um companheiro indispensável do jogador. A prática do golfe – com o campo não alagado – só é suspensa em torneio quando se verifiquem trovoadas, para não colocar os jogadores em perigo. Em caso de trovoada a equipa técnica, responsável pelo torneio, tem a obrigação, conforme ditam as regras de golfe, de interromper o jogo ou de suspender até ao dia seguinte.

Os sapatos são outro acessório fundamental que têm características estruturais muito próprias, sendo a natureza dos materiais em que são feitos muito diferentes, consoante se destinem a se utilizados em dias de chuva ou em tempo seco. Tradicionalmente os sapatos de golfe, possuem pequenas garras na sola do sapato, isto para garantir a melhor fixação do pé dos jogadores ao chão, no momento da tacada. É evidente que se jogasse o golfe com sapatos comuns e, em especial, com tempo úmido os pés deslizariam no chão com facilidade, fazendo com que o corpo do jogador saísse da posição correta ao efetuar a rotação, falhando, inevitavelmente, a tacada. Hoje em dia começam a ser muito utilizados sapatos sem pregos ouspikeless. Em seu lugar utilizam-se garras em borracha ou cerâmica que visam o mesmo efeito dos spikes e evitam os danos nos greens, que os jogadores muitas vezes provocam ao arrastar inadvertidamente os pés.

luva é também um utensílio importante para a maioria dos jogadores, pois aumenta a aderência da mão ao punho aumentando a eficácia da tacada. Existem luvas de pele e de outros materiais, umas mais adequadas ao tempo seco outras mais próprias para suportar a chuva. Existem luvas para destros que as usam na mão esquerda e para canhotos que as utilizam na mão direita.

 O Jogo

O golfe consiste num jogo de taco e bolas.  No qual o atleta utiliza vários tacos, em geral cada  taco apresenta potência de jogo em termos de distância para atingir os buracos
 O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um “adversário” propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo. Em competições oficiais, é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo. Já em jogos entre amigos, é normal o golfista mais experiente dar “dicas” aos menos experientes.

O Campo
                                                                                            
                          


Não há um campo de golfe igual a outro. Por isso, cada campo é um novo desafio. Há campos no meio de desertos, em regiões montanhosas, em planícies, em regiões costeiras, etc. Um campo de golfe pode ser construído em qualquer terreno, plano ou sinuoso, de textura arenosa, ou outra, desde que o solo seja devidamente preparado, para nele se poder semear a grama.
Os campos normalmente são formados por conjuntos de 9 ou 18 buracos. Um campo de golfe oficial ocupa cerca de 1 milhão de metros quadrados. O percurso total de 18 buracos, geralmente, tem cerca de seis quilômetros de extensão em linha reta, e demora perto de quatro horas e meia para ser concluído. Por essa razão, o golfe é um excelente esporte para promover a sociabilização e fazer amigos. Não é raro multinacionais incluírem em suas exigências profissionais questões referentes á prática de golfe por parte do candidato a emprego, uma vez que grandes negócios são fechados em campos de golfe.

PROJETO

Os principais campos de golfe do mundo são desenhados por grandes projetistas, como os estilistas de moda, contribuindo para a fama do campo. Cada buraco é planejado para testar a habilidade dos jogadores – há buracos considerados fáceis e outros difíceis, conforme a complexidade. O buraco pode estar atrás de uma curva, em cima de um morro, no meio de uma lago, ou, simplesmente, num campo aberto de fácil acesso. Normalmente no tee (local de sáida), há um mapa para que o jogador prepare a melhor estratégia para chegar ao buraco.

Handicap

 são tacadas de bonificação dadas ao jogador menos experiente para serem descontadas ao término do jogo. Quanto menor o handicap, melhor o jogador. Um profissional tem handicap zero. O handicap varia de 0 a 24 para homens e de 0 a 30 para mulheres, e, conforme o jogador progride no esporte, vai “baixando” o handicap, até chegar a zero, prosseguindo como amador ou profissional.


Percurso

A distância entre a área de saída e a de chegada de cada buraco é chamado percurso (fairway) e tem comprimento específico, todos diferentes entre si. Por isso você ouve-se que um buraco é par 3 outro par 5 e ainda par 4, cada um tem uma distância pré determinada. A medida oficial das distâncias no jogo de golfe é a jarda, que é menor que um metro, só vale 91,4 cm. O percurso de um buraco visto por cima apresenta os seguintes elementos:

TEE

Local de saída

FAIRWAY

Região de grama baixa onde é fácil para o jogador dar a próxima tacada;

pode ser entrecortado por rios, lagos, bancas de areia (bunkers) e

outros obstáculos (hazards) para dificultar o progresso do jogador

ROUGH

Região de grama alta, onde é difícil bater a bola

GREEN

Local de grama rasteira e muita aparada,

com altura média de 2 mm, onde fica o buraco

Par do buraco
Desde o local de saída (tee) até o buraco, o número médio de tacadas necessárias para embocar a bola é um índice, chamado par do buraco, que ajuda a medir o desempenho do jogador. Conforme a distância, há buracos de par de três (até 228 m), par de quatro (até 430 m) ou par cinco (mais de 430 m). Para as mulheres, as distâncias são um pouco menores. ë nos buracos de par de três que o golfista tenta a famosa jogada hole-in-one, que consiste em embocar a bola em apenas uma jogada.
Par do Campo
A somatória total do par de todos os buracos dá origem a outro valor de referência, o par de campo. Se um campo tem par 71, quer dizer que um jogador regular deve, ao término dos 18 buracos, totalizar o mais próximo possível de 71 tacadas.
Quando o par é 71 e o jogador termina os 18 buracos em 70 tacadas, é comum dizer que fez “um abaixo do par”; se terminou com 69, “dois abaixo do par”, e assim por diante. No mesmo para 71, se marcar 72, diz “um acima do par”; 73, “dois acima do par”, e assim sucessivamente.
Disponível em:http://www.frgg.com.br/conheca-o-golfe/conheca-o-esporte/ acesso em 27.10.2013

Modalidade: 
Há muitas modalidades de jogo de golfe. As mais utilizadas são stroke play, onde o vencedor é definido pelo menor número no somatório das pancadas; e match play, onde são conferidos por buracos ganhos - por exemplo, no primeiro buraco o jogador A mete a bola em menos tacadas que o jogador B, vencendo assim o buraco; e assim por diante. Quem somar o maior número de buracos é o vencedor. 
O golfe também pode ser jogado a pares ou mais, com o somatório do resultado de cada 
jogador da equipe; duplas mistas; e uma infinidade de variações. 

Saiba mais 

1) Monografia
“Golfe adaptado” – Inserção de pessoas com deficiência na modalidade Golfe

2) Vídeo

                                
http://portal.fpg.pt/c/document_library/get_file?p_l_id=1638868&folderId=1638913&name=DLFE-8647.pdf acesso em 27.10.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting