segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Handebol em Caderira de Rodas-HCR7 - HCR4

0





De acordo com Calegari (2010) O handebol em cadeira de rodas é muito parecido com  o convencional a sendo que  "Os elementos que exigiram adaptação foram a trave,  a cadeira de rodas e a criação de um Sistema de Classificação Funcional para equilibrar as disputas.





Divide-se em duas modalidades

  •  HCR 4 (que adapta o Handebol em Areia para a pratica em quadra) ,
  •  HCR 7 (que adapta as regras do handebol de salão para 7 jogadores).

Classificação funcional


O sistema classifica os jogadores de acordo com a 
observação de seus movimentos durante uma performance de habilidades de handebol, como empurrar a cadeira, driblar, passar, receber, arremessar e pegar rebotes. As classes são: 0.5, 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0, 4.5 e 5.0. A cada jogador, é atribuído um valor em pontos igual à sua classificação. (CALEGARI, 2010)


  • No HCR 4 permite um total de 14 pontos em quadra,
  • No HCR 7 permite apenas 16 pontos,

Perfil dos Praticantes



  • Lesão medular
  • Seqüela de poliomielite
  • Mielomeningocele (spina bífida)
  • Amputação de membro inferior
  • Ma formação congênita
  • Outros fatores que causam limitações físicas e motoras.


 Fundamentos básicos
Passes -  Basicamente, existem cinco tipos de passes: passe de ombro, passe por trás da cabeça, passe por trás do corpo, passe em pronação e passe quicado.
Recepções - Deve ser feita com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas voltadas para frente. Atualmente, os atletas também utilizam a recepção com apenas uma das mãos.
Progressões - considerara-se o impulso à cadeira, sendo permitidos, no máximo, três impulsos à cadeira(7, 13, 14).

Iniciação ao HCR
  • manejo da cadeira de rodas
  • condução e controle de bola com uma mão ou alternância de mãos.
  • lançamentos e arremessos.
  • bloqueio ofensivo é determinado pela antecipação do atancante sobre o defensor.b
  • bloqueio ofensivo consiste em elevar os braços para 
Princípios táticos individuais defensivos (Calegari,2010)

  • Atitude defensiva  posição básica defensiva na cadeira.
  • momento de intervenção para dar o bote.
  • Antecipação/Ocupação de Espaços.
  • Antecipação/Ocupação de Espaços.
  • Linha de Interceptação da Bola:posicionar entre o atacante com posse da bola
  • Controlar e Marcar o Adversário etc.
Princípios táticos do Goleiro (Calegari 2010)
  • Atitude Defensiva.
  • Atitude Ofensiva.
  • Momento de intervenção de uma jogada.
  • Antecipação
  • Oferecer e fechar os espaços para arremesso.
Meio táticos coletivos ofensivos básicos9Calegari,2010)

Vídeo A - engajamento

  • Progressões Sucessivas – Engajamento
  • Passe e vá
  • Cruzamento.
  • Bloqueio Ofensivo.
  • Cambio de Direção da Bola – Quebra de Ritmo
  • Desdobramentos e Circulações.
                                       
vídeo B - engajamento

Meios táticos coletivos defensivos básicos Calegari,2010)
  • Deslocamento cada defensor é responsável por um atacante.
  • Deslizamento - quando um defensor antecipa um cruzamento.
  • Troca de oponente - quando ambos defensores antecipam o bloqueio ofensivo.
    REGRAS DO JOGO HCR7 -  Regras Gerais
Como no handebol tradicional são sete jogadores em cada uma das equipes, disputando um jogo com dois períodos de 30 minutos cada.       


A QUADRA


A quadra de jogo deve ter as dimensões de 40 m x 20 m, medidas estas que são requeridas para competições da IWHF. A quadra deve ser delimitada por linhas, observando a mesma distribuição da quadra oficial de Handebol de Salão.  


A CADEIRA DE RODAS

A cadeira deve se adequar a certos padrões para garantir segurança e competitividade.

A cadeira pode ter 3 ou 4 rodas, sendo duas rodas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal. Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira. A altura máxima do assento não pode exceder 53cm do chão e o apoio para os pés não poderá ter mais que 11cm a partir do chão, quando as rodas dianteiras estiverem direcionadas para frente. A parte de baixo dos apoios devem ser apropriados para evitar danos à superfície da quadra.

O jogador poderá usar uma almofada de material flexível no assento da cadeira. Ela deverá ter as mesmas dimensões do assento e não poderá ter mais de 10cm de espessura, exceto para jogadores de classe 3.5, 4.0 e 4.5, onde a espessura deverá ser de no máximo 5 cm.
Os jogadores podem usar faixas e suportes que o fixem na cadeira ou faixas para prender as pernas juntas. Aparelhos ortopédicos e protéticos podem ser usados. O cartão de classificação dos jogadores deve informar o uso de próteses e afins e indicar todas as adaptações na posição do jogador na cadeira.

Pneus pretos, aparelhos de direção e freios são proibidos. Os árbitros devem checar as cadeiras dos jogadores no início do jogo, para conferir se estas cadeiras estão de acordo com as normas estabelecidas.


SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE JOGADORES

O handebol em cadeira de rodas é um jogo para pessoas com deficiências permanentes nos membros inferiores. O sistema classifica os jogadores baseado na observação de seus movimentos durante uma performance de habilidades de handebol  como: empurrar a cadeira, driblar, passar, receber, arremessar e pegar rebotes. As classes são: 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0 e 4.5. A cada jogador é atribuído um valor em pontos igual à sua classificação.

Os pontos dos sete jogadores são somados para formar um time que alcance um determinado total de pontos. Para os Campeonatos Mundiais da IWHF, competições para-olímpicas, campeonatos locais e torneios classificatórios para esses eventos o time não pode exceder a 16 pontos.

Cada jogador possui um cartão de classificação que deve ser usado durante o jogo. O cartão mostra a classificação do jogador, indicando também quaisquer modificações no seu assento e o uso de faixas ou aparelhos protéticos e ortopédicos.           


VIOLAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O HANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS

Violações são infrações às regras, onde a equipe que a comete perde a posse de bola para a outra equipe, através da cobrança de um tiro do local onde foi cometida a infração.  

1. Violações fora da quadra
Um jogador está fora da quadra quando sua cadeira está fora dos limites da quadra e esta condição somente será punida se proporcionar vantagem ao infrator. Se um jogador jogar a bola em um oponente para que ela saia da quadra propositadamente o oponente ficará com a posse de bola.
 
2. Regra de Progressão

O jogador pode empurrar a cadeira por no máximo três vezes antes de driblar, passar ou lançar a bola. Não é permitido conduzir a bola sobre as pernas.
    
3. Regra dos 3 Segundos

Um jogador não pode permanecer por mais de três segundos com a bola na mão. Jogadores que permanecerem com a bola por mais de três segundos cometem uma violação.     

4. Faltas

Faltas são infrações às regras envolvendo contato físico com o oponente e/ou comportamento anti-desportivo. A falta é marcada contra o ofensor e as punições são aplicadas utilizando o mesmo critério do Handebol de Salão (admoestação verbal, advertência, exclusão e desqualificação). Os contatos frontais são tolerados, porém os contatos laterais e traseiros devem ser punidos. Para todas essas faltas, a cadeira é considerada como parte do jogador, e o contato não acidental entre cadeiras também constitui falta.

5. Cobrança dos Tiros
Tiro de Lateral: uma parte da cadeira de rodas deve estar sobre a linha lateral no local por onde a bola saiu.
Tiro de saída, tiro livre e tiro de sete metros: observam as mesmas regras do Handebol de Salão. 





REGRAS DO JOGO HCR 4 (FOUR)
REGRAS GERAIS


JOGADORES: Como no handebol de areia são quatro jogadores em cada uma das equipes, com quatro reservas, totalizando oito jogadores por equipe.   TEMPO DE JOGO Um jogo é disputando em dois sets com 10 minutos cada, e cinco minutos de intervalo entre os sets.   


CONTAGEM DE GOLS Em cada tempo é realizada uma contagem de gols independente com o resultado final do tempo apontando um vencedor (no inicio do segundo tempo o placar é zerado).   


GOL ESPETACULAR O gol feito em condições especiais (após um giro de 360º, por exemplo) deve ser considerado como se valesse dois gols.   


DESEMPATE Em caso de empate no set, é disputada uma prorrogação com gol de ouro. Em caso de vitória de equipes diferentes no primeiro e no segundo sets é disputado um tempo extra de 10 minutos para que seja conhecido o vencedor.   


GOLEIRO Qualquer um dos jogadores de quadra pode ser o goleiro, desde que se observe que somente pode haver um jogador dentro da área do goleiro. Caso esta restrição seja violada um tiro de sete metros (pênalti) será aplicado contra a equipe infratora. Em caso de reincidência, além do pênalti será punido o atleta faltoso com a exclusão.   


SUBSTITUIÇÃO Pelo fato de ser jogado em quadra e não na areia, o HCR4 realiza a substituição dos jogadores da mesma forma que o handebol de salão (zona de substituição).  




A QUADRAA quadra de jogo deve ter as dimensões de 28 m x 15 m, medidas estas que são requeridas para competições da IWHF.   


A quadra deve ser delimitada por linhas, observando a mesma distribuição da quadra oficial de Handebol de Salão, exceto para a área do goleiro que é delimitada por uma linha contínua a 6 metros da linha de fundo (a área do goleiro é reta).   


As traves deverão ter sua altura reduzida em 40 centímetros, a fim de possibilitar que os goleiros joguem em cadeira de rodas. Sugere-se a confecção de placa para redução, de forma que possam ser divulgados os patrocinadores das competições.




A CADEIRA DE RODAS


A cadeira deve se adequar a certos padrões para garantir segurança e competitividade.   


A cadeira pode ter 3 ou 4 rodas, sendo duas rodas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal. Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira.   


A altura máxima do assento não pode exceder 53cm do chão e o apoio para os pés não poderá ter mais que 11cm a partir do chão, quando as rodas dianteiras estiverem direcionadas para frente. A parte de baixo dos apoios devem ser apropriados para evitar danos à superfície da quadra.   


O jogador poderá usar uma almofada de material flexível no assento da cadeira. Ela deverá ter as mesmas dimensões do assento e não poderá ter mais de 10cm de espessura, exceto para jogadores de classe 3.5, 4.0 e 4.5, onde a espessura deverá ser de no máximo 5 cm.   


Os jogadores podem usar faixas e suportes que o fixem na cadeira ou faixas para prender as pernas juntas. Aparelhos ortopédicos e protéticos podem ser usados. O cartão de classificação dos jogadores deve informar o uso de próteses e afins e indicar todas as adaptações na posição do jogador na cadeira.   


Pneus pretos, aparelhos de direção e freios são proibidos. Os árbitros devem checar as cadeiras dos jogadores no início do jogo, para conferir se estas cadeiras estão de acordo com as normas estabelecidas.




SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE JOGADORES   


O handebol em cadeira de rodas é um jogo para pessoas com deficiências permanentes nos membros inferiores.   


O sistema classifica os jogadores baseado na observação de seus movimentos durante uma performance de habilidades de handebol como: empurrar a cadeira, driblar, passar, receber, arremessar e pegar rebotes.   


As classes são: 0,5, 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0, 4.5 e 5,0. A cada jogador é atribuído um valor em pontos igual à sua classificação.   


Os pontos dos quatro jogadores são somados para formar um time que alcance um determinado total de pontos. Para os Campeonatos Mundiais da IWHF, competições para-olímpicas, campeonatos locais e torneios classificatórios para esses eventos o time não pode exceder a 14 pontos.   


Cada jogador possui um cartão de classificação que deve ser usado durante o jogo. O cartão mostra a classificação do jogador, indicando também quaisquer modificações no seu assento e o uso de faixas ou aparelhos protéticos e ortopédicos.       




VIOLAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O HANDEBOL 4 EM CADEIRA DE RODAS


Violações são infrações às regras, onde a equipe que a comete perde a posse de bola para a outra equipe, através da cobrança de um tiro do local onde foi cometida a infração.     


1. Violações fora da quadra   
Um jogador está fora da quadra quando sua cadeira está fora dos limites da quadra e esta condição somente será punida se proporcionar vantagem ao infrator. Se um jogador jogar a bola em um oponente para que ela saia da quadra propositadamente o oponente ficará com a posse de bola.     


2. Regra de Progressão   
O jogador pode empurrar a cadeira por no máximo três vezes antes de driblar, passar ou lançar a bola. Não é permitido conduzir a bola sobre as pernas.   


3. Regra dos 3 Segundos   
Um jogador não pode permanecer por mais de três segundos com a bola na mão. Jogadores que permanecerem com a bola por mais de três segundos cometem uma violação.     


4. Faltas   
Faltas são infrações às regras envolvendo contato físico com o oponente e/ou comportamento anti-desportivo. A falta é marcada contra o ofensor e as punições são aplicadas utilizando o mesmo critério do Handebol de Salão (admoestação verbal, advertência, exclusão e desqualificação). 
Os contatos frontais são tolerados, porém os contatos laterais e traseiros devem ser punidos. Para todas essas faltas, a cadeira é considerada como parte do jogador, e o contato não acidental entre cadeiras também constitui falta.     


5. Cobrança dos Tiros   
Tiro de Lateral: uma parte da cadeira de rodas de estar sobre a linha lateral no local por onde a bola saiu.   
Tiro de saída: somente os que iniciam o tempo de jogo é que são batidos no meio da quadra. Quando da reposição da bola após o gol, a mesma deverá ser providenciada pelo Goleiro   
Tiro livre: atacantes devem estar a pelo menos um metro da bola, da mesma forma que os defensores. O tiro de sete metros (pênalti): observam as mesmas regras do Handebol de Areia e deve ser batido próximo a área de seis metros. 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting