sábado, 7 de dezembro de 2013

Slalom adaptado

0


O Slalom é  uma modalidade esportiva realizado em cadeira de rodas (manuais e elétricas)  por indivíduos  com paralisia cerebral, consiste num circuito de obstáculos a ser  ultrapassados, a uma certa distância no menor tempo possível com o menor número de erros,

 A movimentação do atleta  no circuito  passa ideia  da realização de uma baliza em que  ele posiciona de costa e  realiza a saída de frente nos  obstáculos finalizando numa rampa P. 




O circuito do slalom é realizado numa quadra demarcada por cones, rampas e voltas indicando sentido e direções,  a ser  percorrido em cadeira de rodas; 
Penalizações.
Tocar nas  linhas e pinos  pena de três segundos
Derrubar os pinos penaliza cinco segundos no tempo
Desqualificação erros no percurso
Benefícios
Autonomia
Melhoria funcional  no cotidiano
Uso da cadeira de rodas nos seus limites
Desenvolvimento físico e pessoal
Diversão
Correr risco
Desafios.
Valências físicas e motoras
 Rapidez,coordenação, força e técnica para fazer o menor tempo e o menor número de erros. 

Classes funcionais
  • D1: Atletas com paralisia severa. Incapazes de mover funcionalmente uma cadeira de rodas manual. Dependentes de uma cadeira de rodas elétrica. (CP1)
  • D2:  paralisia  de severa a moderada. Pobre força funcional em todas as extremidades e tronco, mas capazes de movimentar a cadeira de rodas com os braços. (CP2U)
  • D3: paralisia de severa a moderada. Pobre força funcional em todas as extremidades e tronco, mas capazes de movimentar a cadeira de rodas com as pernas. (CP2L)
  • D4: Quadriplégica moderada ou hemiplegia severa. Bom controle de tronco ao empurrar a cadeira, limitado por vezes pelo tônus extensor (CP3)
  • D5: Boa força funcional com limitação mínima ou problemas de controle que se observam nas extremidades superiores e tronco (CP4).crédito -
  • Competição Individual
    O slalom individual é composto por três provas combinadas:
    • Percurso fixa cronometrado com 8 obstáculos (4 quadrados, 1 oito, 1 rampa com 90º, 1 circulo, 1 porta de inversão), partida e chegada.
    • Corrida simultânea em paralela (um contra um) / prova por eliminatórias com 4 obstáculos (1 rampa, 1 oito, 1 porta de inversão, 1 quadrado), partida e chegada.
    • Percurso variável cronometrado com 8 obstáculos (os mesmos do percurso fixo, mas com uma ordem diferenciada).
A classificação final combinada é dada por um somatório de pontos obtidos através da classificação das três provas.

  • Competição Extra Individual
    • Vencedor absoluto/Campeão dos Campeões, corrida simultânea em paralelo/prova por eliminatórias realizadas pelos vencedores de cada divisão e género.
      É utilizado um tipo de ponderação/sistema de handicaps, entre as classes e sexos diferentes, de forma a poderem competir todos contra todos, isto é, as classes funcionalmente superiores partem alguns segundos depois de ser dada a partida, segundo tabela pré-estabelecida.
  • Competição coletiva
    Coletivamente em equipes de quatro elementos, formadas livremente quer por divisão e/ ou gênero, realizam corrida simultânea em paralelo, em forma de estafeta (4x4) / prova de eliminatórias por equipas.
    É utilizado um tipo de ponderação / sistema de handicaps, segundo tabela pré-estabelecida, semelhante á da competição extra individual. Após o somatório dos handicaps individuais dos quatro elementos de cada equipe é feita a diferença dos totais entre elas, determinando qual a equipa mais funcional e quantos segundos partira depois.
    Cada elemento de cada equipa só pode partir após o seu colega anterior cortar a meta.
http://umbigodiferente.blogspot.com.br/2011_12_01_archive.html - acesso em 07.12.2013




Links importantes




Fonte


http://www.pcand.pt/sialom  acesso em 07.12.2013
http://umbigodiferente.blogspot.com.br/2011_12_01_archive.html acesso em 07.12.2013
http://www.fecpc.cat/images/documents/slalom/rslalom1412.pdf  acesso em 07.12.2013

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by ThemeShift | Bloggerized by Lasantha - Free Blogger Templates | Best Web Hosting